Câmara Municipal de Santa Luiza - Ma

Radar da Transparência
Acessibilidade Acessibilidade
Libras

História

História

No passado, Santa Luzia tinha suas terras habitadas por índios pertencentes à tribo Guajajaras das Aldeias Cumpridas e Batatal. 
No ano de 1949, o desbravador João Marques Oliveira, popularmente conhecido como “João Vaqueiro”, chegou a localidade denominada “Pau Santo”,pertencente aos índios Guajajaras, que não aceitaram sua permanência no lugar. echaçado pelos nativos, deslocou-se para o sul da Região até o lugarejo Batatal, pertencente à outra tribo Guajajara, sendo acolhido pelo cacique João Francisco de Santo. 
A localidade que surgia foi denominada Santa Luzia por João Vaqueiro, que trazia consigo uma pequena imagem da santa de quem era devoto. 
Em 1952 chegou o agricultor Manoel Rodrigues Chaves a contive de seu compadre João Vaqueiro para trabalhar na lavoura. A localidade começou a crescer e nesta terra hospitaleira chegaram quem comprou as terras, iniciando a exploração da agricultura. A área adquirida se estendia ao norte até a Aldeia Batatal e ao sul até o lugarejo denominado “Pau Santo”. Imigrantes de todo território nacional se viam atraídos pela grande produção de arroz que sempre destacou o estado do Maranhão, despertando, com isso, a curiosidade e o interesse de muitas famílias que fixaram residências.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Santa Luzia pela Lei Estadual n.º 1908, de 17-12-1959, sendo desmembrado de Pindaré Mirim. Sede no atual distrito de Santa Luzia. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-03-1961. 
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Fonte

Santa Luzia (MA). Prefeitura. 2015. Disponível em: http://www.santaluzia.ma.gov.br/?page_id=48. Acesso em: ago. 2015.
 

ENDEREÇO

Avenida Nagib Haickel, s/n – Centro
Santa Luzia – Ma – CEP: 65465-000
CNPJ: 06.759.062/0001-68

ATENDIMENTO

Segunda à Sexta-Feira, das 8h as 12h
faleconosco@cmsantaluzia.ma.gov.br
Contato: (98) 98504 - 0517

e-SIC

Avenida Nagib Haickel, s/n – Centro
Santa Luzia – Ma – CEP: 65465-000
esic@cmsantaluzia.ma.gov.br

OUVIDORIA

ouvidoria@cmsantaluzia.ma.gov.br